sexta-feira, 5 de junho de 2015

Culpa e luto

A perda de um filho é, provavelmente, uma das piores experiências que alguém pode enfrentar, e praticamente todo mundo reconhece isso como uma verdade. Mães e pais que perderam seus filhos recebem todo tipo de conforto e apoio, sua dor é compreendida pela sociedade como uma dor legítima.
Mas e quem perde um filho antes do nascimento, ou logo após? Para quem nunca viveu isso, parece que é uma dor menor, superável, pois afinal aquele ser nem chegou a existir.
Só quem passou por isso sabe o quanto é dolorido, triste e solitário passar por uma perda gestacional, ou perder um bebê logo após o parto. Muitas pessoas chegam a ser insensíveis, mesmo tentando ajudar: nos dizem que somos jovens e podemos tentar de novo, ou que já passamos da idade ideal para ter filhos e deveríamos ter pensado nos riscos; que provavelmente aquele bebê teria problemas graves de saúde, ou ainda que foi uma escolha de Deus. Provavelmente tudo isso é verdade, mas é o pior a se dizer no momento em que a pessoa está vivendo sozinha uma dor enorme, e possivelmente se culpando por não ter conseguido ter aquela criança. Por que tomei aquela dose de vinho? Por que não parei a ginástica? Por que não percebi a gestação antes? Por que tomei aquele medicamento? São infinitos “porquês” que enchem a cabeça da mãe de culpa.

Quando é que as pessoas vão se tornar mais sensíveis ao luto da perda gestacional? 

4 comentários:

  1. eu acabei de perder meus 2 bbs , eu nao sabia que estava gravida e nem que era gêmeos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil, mesmo você não sabendo da gravidez... De quanto tempo você estava? Volte aqui para contar mais sobre sua perda, fique a vontade para desabafar. Sinta-se abraçada

      Excluir
  2. Há menos de um mês passei pelo processo da perda. Estava com a bolsa protusa e meu bb nasceu de parto normal com apenas 23 semanas. De la pra cá vivo diariamente um misto de sensações.. a dor chega a ser física. era meu sonho. Gostei mt do seu texto do Zero Hora. e Gostaria de saber como adquiro seu livro. Preciso achar algum conforto, pq nada está fazendo sentido na minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcia..
      Meu nome é Odete..sou uma das moderadoras do blog..sinto muito pela perda do seu bebe...
      Esta dor eu conheço bem...
      Voce esta em luto e não tenha pressa em sair dele...
      Me envie um email, que dai poderemos ocnversar mais ...
      unidasblogger@gmail.com
      Sobre o livro é o o Do Luto a Luta que vc se refere????
      Se sim, vc o encontra na Amazon, vou te dar o endereço certinho..
      Vc pode adquirir o livro impresso ou o digital...
      Mas por favor não deixe de fazer contato ok???
      Força ai...voce não esta mais sozinha ok????
      Bjs
      Odete

      Excluir

Deixe seu recado!