terça-feira, 14 de junho de 2016

Terapia especializada em 'luto complicado' ganha espaço no país

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/06/1781223-terapia-especializada-em-luto-complicado-ganha-espaco-no-pais.shtml

Terapia especializada em 'luto complicado' ganha espaço no país

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
A publicitária Rita Almeida, que perdeu um filho e criou o site "Vamos falar sobre o luto"
A publicitária Rita Almeida, que perdeu um filho e criou o site "Vamos falar sobre o luto"

PUBLICIDADE
Há sete anos, a publicitária Mariane Maciel, 38, estava se recuperando da perda da mãe, vítima de um câncer havia poucos meses, quando teve sua vida transformada mais uma vez. Seu noivo, Leo, estava entre os 228 passageiros do avião da AirFrance que caiu na costa brasileira.
Ele tinha vindo da França, onde fazia um doutorado, para formalizar o pedido de casamento a Mariane.
As duas perdas consecutivas fizeram com que a publicitária procurasse uma terapia de luto –especialidade da psicologia que visa ajudar a pessoa a processar sua perda. A modalidade, dizem especialistas, cresce no Brasil.
"Quando comecei a trabalhar com isso, ouvia piadinhas. As pessoas me perguntavam: mas luto não é normal? Pode ser ou pode não ser", diz a psicóloga Maria Helena Franco, criadora, há 20 anos, do Laboratório de Estudos do Luto na PUC-SP.
"Tínhamos poucos pacientes no começo. Hoje, temos lista de espera", diz.
No caso de Mariane, foram cinco meses de terapia de luto. Primeiro, com dois encontros na semana; depois, um. Ela procurou a clínica de psicologia especializada Quatro Estações, em São Paulo.
Nas sessões, fazia exercícios, recebia indicações de leitura e falava bastante.
"Aos 30 anos, meus amigos ainda não tinham lidado com perdas como as minhas", diz a publicitária. "Você se vê sozinho e pressionado para ficar bem logo."
Não é todo enlutado, porém, que "precisa" da terapia de luto. Quem perdeu seus entes de maneira repentina ou em situação de violência pode se beneficiar mais da abordagem. Pode ser o caso também de quem sofre o chamado luto complicado –o antigo "luto patológico".
Segundo Luciana Mazorra, especialista no atendimento a enlutados da Quatro Estações, o luto é uma oscilação entre o sofrimento da perda com momentos em que a pessoa segue a vida. "Quando o indivíduo fica preso no sofrimento e não consegue seguir a vida, o luto é complicado."
A proposta do terapeuta varia de acordo com o caso. Um dos exercícios envolve a criação de uma caixa de lembranças da pessoa que morreu, conta Luciana. Mas, para quem se sente desconfortável, há outras propostas.
A também publicitária Rita Almeida, 56, fez terapia de luto e terapia convencional –que já fazia antes– após a morte de seu filho, Paulo, 28, há quatro anos. Ela recebeu a notícia pelo telefone. O filho estava trabalhando em Londres. "As pessoas não querem falar sobre morte", diz. "A terapia de luto me ajudou a entender o que eu estava sentindo. Você descobre formas de conviver com a dor."
O luto das mães também é bastante valorizado –incluindo a perda gestacional.
"Haverá momentos de muita tristeza ao longo da vida", diz Ana Beatriz dos Santos, psicóloga do HC da USP e membro do Laboratório de Estudos sobre a Morte da USP.
Mães que perderam seus filhos costumam ser ativas em grupos de ajuda. Rita ajudou a criar o "Vamos falar sobre o luto", site que reúne histórias de enlutados e é comandado por sete amigas com diferentes experiências –incluindo Mariane.
"Há uma espécie de cerco do silêncio. Quem sofre, quem está doente ou por perto evita falar sobre o assunto", diz Ana Beatriz. Para quem está convivendo com enlutados, a indicação é estar por perto e ouvir sempre que a pessoa quiser falar a respeito.
luto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!