domingo, 31 de janeiro de 2016

Outro Nível


OUTRO NÍVEL
Descobri que ser mãe e ter filho são duas coisas distintas. Vivemos dentro de uma cultura que privilegia o ter em detrimento do ser, enquanto deveria ser o contrário. Num estado de desatenção, deixamo-nos levar pela força do coletivo, que acaba nos convencendo de que somos infelizes por perdermos o que temos. Porém, quando recordo que ser é mais importante que ter, concluo que a verdadeira infelicidade reside no fato de perdermos o que somos. A morte do Igor, apesar de causar a perda do filho que eu tinha, não fez com que eu deixasse de ser mãe. E é a isso que devo dar valor.
Para ser mãe não é necessário ter filho. Trata-se de duas coisas que podem existir juntas ou separadas. Ter filho sem ser mãe é o caso da mulher que engravida, o bebê nasce, mas ela não o ama. Ser mãe sem ter filho é o caso da mulher que engravida, o bebê morre, mas ela continua o amando. Não vou negar que o ideal é quando ser mãe e ter filho coexistem, pois há correspondência entre o interno e o externo. Mas também é verdade que a falta do ter não prejudica a possibilidade da prática do ser. Portanto, mesmo que a morte me impeça de ter o meu filho, ela nunca poderá me impedir de ser mãe, porque o ter depende do que está fora de mim, enquanto o ser só depende da minha vontade.
Quando engravidei, a vida me fez experimentar os sentimentos relativos à maternidade, os quais me levaram a atingir outro nível da minha existência. Foi uma transformação do meu ser. Depois disso, se eu continuar tendo o meu filho, ou se eu deixar de tê-lo, ainda assim serei mãe, porque o meu ser foi modificado e não depende de mais nada além do meu amor para se manter.
Ao passar por essa experiência, constatei que mãe é como uma cachoeira. A cachoeira simplesmente jorra, mesmo que ninguém se banhe ou beba nela. Mãe é assim também: um estado permanente de afeto, que vai jorrar do mesmo jeito, todos os dias, haja ou não uma pessoa para se beneficiar do que ela está oferecendo e derramando de tanta fartura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!